O dia mais especial começa de braços abertos no Cristo Rei

sexta-feira, julho 13, 2018
         Visitámos o Cristo Rei pela primeira vez, está quase a fazer um mês. Foi exactamente nesse dia em que eu (Pedro) a pedi em casamento. Este foi o melhor dia das nossas vidas e nunca o esqueceremos. Foi quando saímos desta visita que rumámos à praia da Costa da Caparica, para o pedido de casamento ao som da Carolina Deslandes, que indica logo que será uma memória para a vida toda. Já vos descrevemos tudo sobre esse pedido que muda as nossas vidas para sempre, mas ainda não vos tínhamos contado como foi a nossa visita a este monumento tão importante do nosso país, que é o que faremos neste artigo.


         Como todas as pessoas que visitam Lisboa, na precisa área central da cidade, sempre tivemos curiosidade em visitar o Cristo Rei, que tanto embeleza a capital e gera curiosidade nos visitantes. Estávamos nós em Belém, quando olhámos para a frente e pensámos que seria uma bela aventura subir até a este monumento e ver a vista lá do alto. Foi o que fizemos. Chegámos lá e nem sabíamos se haveria escadas ou elevador... Descansem se, como nós, não conhecem, pois tem elevador e muito poucas escadas que são bastante actuais e bem elaboradas. Dizemos isto porque para mim (Telma) é sempre um filme do outro mundo tentar subir escadas como as da Torre dos Clérigos. Tive que ser levada dando cabo da paciência do Pedro... 

         Chegamos ao topo e vimos uma vista deslumbrante. O preço é bastante económico e podemos visitar o espaço por 6€ por pessoa. As redes em torno do monumento do topo fazem com que não seja propício a fotografias pela vista, mas podemos aproveitar em pleno e sem possíveis acidentes de percalço. Avistamos Almada de um lado, Lisboa do outro. Dois dos nossos lugares preferidos, com toda a água que os divide. É espectacular.
       Depois toda a obra é monumental e dá que pensar. Já imaginaram como é que antigamente construíam edifícios desde calibre?! É impressionante todo o detalhe e com estas dimensões que nos deixam mesmo de boca aberta. Faz-nos quase acreditar que estamos realmente num céu, num paraíso. Mesmo não pertencendo à religião católica, achamos que é um monumento que não devem deixar de visitar por ser realmente impressionante este ponto em que se abraça Lisboa!

        As imagens que ornamentam a parte de baixo, bem como a escrita "Deus é amor" em diferentes línguas são mais recentes, mas a primeira pedra para a construção foi lançada em 1949 e a obra acabada em 1959. Dez anos de construção que tiveram muitas outras obras até à actualidade. Hoje em dia ao entrarmos no recinto do Santuário o visitante é convidado a fazer uma experiência de peregrinação, isto é, a tornar-se peregrino, visitando diversos locais até chegar ao Cristo Rei. Não foi o que fizemos, mas podem visitar até 14 estações até lá chegarem. Nós preferimos visitar somente o monumento principal, até porque já estávamos perto da hora de fecho do local. 

       Podem visitar o espaço das 10h às 18h e nós garantimos que é uma experiência tranquilizante, que acalma, que nos faz passar excelentes momentos com a companhia certa. Este será um dia que jamais esqueceremos, e quisemos partilhar convosco. Foi um passeio daqueeeeles. Acreditamos que tenha um significado muito peculiar e único para cada pessoa. Vale a pena visitarem o monumento que abraça Lisboa! Venham daí!!


22 comentários

  1. Eu e o meu namorado vivemos em Almada durante um ano e estava sempre a dizer-lhe Temos de ir ao Cristo Rei e ele Sim sim, para depois nos mudarmos para Oeiras sem termos feito uma única visita. Que crime do caraças -_- Fizeram bem em lá ir, a vista é realmente sumptuosa.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bonita a vista. Vale muito a pena. Mas pensa assim: agora podem ir visitar Almada, para recordarem o tempo em que lá viveram, e aproveitam para fazer essa visita. Que tal? :)

      Eliminar
    2. Por mim voltava para lá, mas não se encontra casa agora :c

      r. Sobre o comentário que a Telma me deixou, relativamente à falta de B12 e B9, a primeira é mais fácil de adquirir suplementada por uma simples razão: é de origem bacteriana e, devido às rigorosas normas de higiene, não conseguimos obtê-la nas frutas e vegetais. Os animais só obtêm B12 porque comem plantas contaminadas com as bactérias que a produzem, bem como suplementos que também lhes são dados. No entanto, há alimentos vegetais fortificados com B12, como a levedura nutricional.
      Quanto à B9, é muito mais fácil de consegui-la: aposta em verduras de folha verde escura, brócolos, beterraba, leguminosas e abacate.

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Eu já fui imensas vezes porque quando vivi na Margem Sul adorava lá ir mas nunca fui no elevador! Pelas fotos tem uma vista desafogante! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então como é que foste? Eles disseram que sempre tiveram elevador e nunca ninguém teve de ir pelas escadas...
      Tem uma vista muito bonita, mas as grades fazem alguma confusão, ainda que entendamos que é algo necessário...

      Eliminar
  3. Já lá estive! É uma experiência magnífica!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Relembra-se para sempre uma vista daquelas...

      Eliminar
  4. Oh nunca foi a esse lugar, mas que vista mais linda tem esse lugar, adorava visitar
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes pôr na lista de sítios a visitar! :)

      Eliminar
  5. Nunca visitei, mas é algo que pretendo fazer. A vista é de tirar o fôlego *-*
    Só não concordo muito que o preço seja económico, mas também admito que possa não estar ciente de tudo aquilo que o espaço tem para oferecer e que justifique a quantia

    r: Martim também é muito bonito :)
    O Pedro que me perdoe, mas, para menina, gosto mais dos nomes da Telma ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é só o Cristo Rei que podes visitar, além de que este monumento é muito bem elaborado e pensado ao pormenor. Vais ver que o preço compensa!

      Eliminar
  6. Que saudades de viajar! Nunca lá fui, mas deve ser lindo!

    https://quase-italiana.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o bom tempo vier (sim, porque em alguma altura há-de vir) tiras o dia para vir às praias da Costa da Caparica e visitas o monumento Cristo Rei! Fica a sugestão! :D

      Eliminar
  7. Já lá fui e gostei muito, sem dúvida que merece ser visitado! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos uma vez na vida todos deveríamos ver aquela vista! :)

      Eliminar
  8. Nunca lá fui, mas só a vista já me encantou! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é nada comparado com o que vês pelos teus olhos, ao vivo!

      Eliminar
  9. r: Acho que ia ser igual à Telma, então :p ahahah
    Mal posso esperar pela oportunidade de os ver!

    ResponderEliminar
  10. Que fotos incríveis, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo simpático comentário. Quando estamos felizes, torna-se mais fácil! :)

      Eliminar
  11. Uau, realmente é um monumento grande! Adorava visitar, mas por agora vai ser difícil pois não tenho planos de ir a Lisboa haha x)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre fazer uma lista de sítios giros a visitar e quando vieres, vais a todos! :D

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!