Desde que fomos ao oceanário de Lisboa que pensamos de forma diferente. Agimos de forma diferente. Descobrimos 13 razões para visitarmos este espaço, para aprendermos a ter uma maior consciência no meio ambiente e no futuro. Todos deveríamos pensar mais no futuro que nos espera. E não pensem que não vão mudar o mundo, porque ao mudarem algo no vosso mundo já faz toda a diferença. Por isso mesmo, para vos inspirar a serem melhores pelo vosso/ nosso futuro, partilhamos algumas dicas para poupar o meio ambiente. Tomem eco atitudes já a partir de hoje.

Secamos a roupa com a luz solar natural.

       Também porque a nossa máquina de secar roupa se estragou, mas isso não importa nada… Porque ao usar uma máquina gastamos electricidade de forma desnecessária.

Reduzimos ao litro.

        Estamos sempre atentos a ver se as torneiras estão bem fechadas. Reduzimos também o depósito do autoclismo com uma garrafa de litro e meio de água dentro do recipiente, por forma a reduzir os gastos desnecessários. Assim, poupamos na conta e no meio ambiente. Quem já tem os botões para diferenciar as necessidades fisiológicas de carácter líquido das de carácter sólido já não precisa desta medida, mas para quem, como nós, não tem, recomendamos que o façam.

Somos eco-chiques.

       Afinal, poupamos nos sacos de plástico descartáveis a promover os supermercados, e compramos os grandes, mais bonitos e mais discretos na publicidade. Procuramos reutilizar ao máximo e tentamos ter sempre junto a nós sacos reutilizáveis para evitar o uso de plástico.

Não compramos pequeno pescado.

       Eu (Telma) fui durante algum tempo vegetariana. Há pouco tempo permiti-me a voltar ao peixe, mas somente da forma mais consciente possível. Portanto, cá por casa não compramos peixe miúdo, por forma a podermos contribuir para a conservação dos oceanos que depende de cada um de nós!

Passeamos mais devagar… devagarinho.

       Aproveitamos mais o nosso passeio se evitarmos que seja feito de carro. Afinal permite-nos andar, o que só por si já faz bem à nossa saúde, comunicar entretanto, e reduzimos os gastos na gasolina. Mais uma vez, além de ser bom para a carteira, depositamos menos co2 no ambiente. São só benefícios!

Desligamos no botão de luz vermelha os electrodomésticos da casa.

       Não deixamos que se gaste energia sem o seu devido uso. Claro que temos que deixar permanentemente ligados os frigoríficos e aquários. Mas não temos que deixar ligados, sem uso, os computadores, a televisão ou outras máquinas. Preferimos inclusivamente o uso de tomadas com um botão para também as desligarmos, se possível. Já sabem, quantos menos gastos necessários à carteira e ao meio ambiente, melhor para todos!

Pelo menos 1 vez por semana comemos os dois comida vegetariana.

       Eu (Telma) prefiro comida vegetariana. Não consigo (pelo menos ainda!) evitar o sushi, pelo que faço uma vez por semana ou uma vez por mês uma comida com peixe. Por outro lado, eu (Pedro) tento incluir nas minhas refeições uma vez por semana, pelo menos, uma refeição vegetariana. Afinal criar os animais para consumo da carne consome mais do que consumir legumes, pelo que é fácil perceber o que será melhor para o meio ambiente…

Ideias brilhantes a baixo consumo.

       Esta facilmente seria perceptível do seu significado: as lâmpadas que gastam menos, são melhores para o meio ambiente. Se largam menos co2, são menos prejudiciais e o meio ambiente agradece.
eco atitudes + comportamento ecológico + pelo bem do meio ambiente + acções benéficas ao mundo + blogue português de casal + ela e ele + ele e ela + pedro e telma (2)

Evitamos o uso de detergentes tóxicos.

       Dividimos casa com 3 animais de estimação, pelo que se pudermos evitar contaminar o seu espaço com produtos tóxicos, é o que fazemos. Portanto usamos o limão para limpar em muitas ocasiões, noutras usamos vinagre branco, por exemplo. Quanto menos usarmos produtos tóxicos para o ambiente, melhor.
Preferimos as marmitas.
       Sempre que possível preferimos usar marmitas e levar os nossos lanches. Além de pouparmos dinheiro (sim, isso também está sempre na nossa mente!), também poupamos o meio ambiente a sacos de plástico

Reciclamos, Reutilizamos, Re-usamos.

       A lei dos 3 R’s veio alterar o meio ambiente, mas não tanto quanto devia. É realmente das mais importantes eco-atitudes que podem ter. O que custa guardar a garrafa de água que tivemos que comprar à pressa, até encontrarmos um ecoponto amarelo? Que tal usarmos utensílios que iam para o lixo para outros fins? As caixas de cereais dão óptimos organizadores para tampas de tupperware, por exemplo. Assim, com esta medida, menos pássaros morrem com pastilhas elásticas. Menos peixes vão morrer em sacos que foram parar ao oceano.