Quem é que ainda não ouviu dizer que beber água com limão ajuda a emagrecer? A quem é que não foi recomendado fazer isto pela nossa saúde e bem-estar? Está na moda esta recomendação. Vê-se nas redes sociais, mas também no passa-a-palavra oral. Mas afinal quais são os benefícios exactos desta medida?

       Com toda esta questão de querer emagrecer para o casamento, mas a cima de tudo pelo bem-estar geral, eu (Telma) levo com conselhos diários para o efeito. Não tenho tido cuidado com a alimentação e é isso que quero mudar, para bem da minha saúde. Por isso mesmo vou avaliando certos conselhos que acho que podem ser mais pertinentes, como este de beber água morna com algumas gotas de limão ao acordar. Assim, após fazer alguma pesquisa posso dar-vos uma lista dos benefícios do limão.

       A melhor explicação que encontrada foi a da especialista Thaisa Albanesi Santos no seu perfil do instagram, onde esta explica que se deve beber água com limão em jejum, preferencialmente morna, para se coadune de forma equilibrada com a nossa temperatura corporal. Podemos colocar cerca de ½ de sumo de um limão, de forma preferencial, mas podemos iniciar-nos com apenas algumas gotas. Até porque, se forem como eu, é uma limonada que custa a ingerir, até criar hábito. Refere ainda que recomenda aos seus pacientes esta simples receita para garantir saúde e acelerar o processo de perda de peso. Vamos lá então às 10 razões para este efeito?

1. Facilita a digestão.

       O limão vai fazer com que o fígado produza mais facilmente a bílis (que é um ácido essencial à digestão), aliviando sintomas que possam existir de indigestão e promovendo o bom funcionamento intestinal. Assim, ajuda ao combate à obstipação, que por sua vez ajuda a uma sensação de desinchar, o que ajuda a termos uma barriga lisa.

2. Reforça o sistema imunológico

       A vitamina C e o potássio inerentes ao limão ajudam a evitar constipações, melhorando o sistema imunitário. Há ainda indicações de que a ingestão do fruto estimule a função neurológica, bem como o próprio sistema nervoso, regulando ainda a tensão arterial, e tendo ainda efeitos anti-inflamatórios.

3. Promove pele saudável.

        Esta fruta tem antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento precoce da pele, isto é, ajuda a diminuir rugas, manchas e imperfeições que existam. Por sua vez, a vitamina C é também importante para a produção de colagénio que é uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele. Neste sentido, não só ajudará a terem uma pele mais aprazível em termos estéticos, como ainda será mais saudável.

4. Garante fonte de energia

        O aroma tranquilizante do limão ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e pode diminuir os sintomas da depressão. Desta forma, vamos sentir-nos com energia para enfrentar o dia.
Os benefícios de beber + água com limão + limão + citrico+ citrino + blogue português de casal + pedro e telma + ela e ele + ele e ela + opinião nutricionista

5. Hidrata o sistema linfático

       A água morna com sumo de limão ajuda o sistema imunitário, hidratando e repondo fluídos no corpo, reforçando ainda o seu poder de concentração.

6. Ajuda a perder peso

       A verdade é que o açúcar pode ser a mais viciante droga que existe, e que está espalhada por toda a parte. O limão é rico em pectina, que é uma fonte que transmite a sensação de saciedade. Neste contexto, esta fruta é um excelente aliado para controlar o apetite, sentindo-nos cheios durante um maior espaço de tempo, logo será mais fácil emagrecer.

7. Hidrata o corpo

        Esta é fácil, certo? Estamos a falar em água… com umas gotas de limão.

8. Refresca o hálito

       Esta solução faz com que o hálito seja mais fresco, pelo citrino.

9. Reduz as inflamações

       Como já referimos anteriormente, se tem componentes anti-oxidantes, então ajuda a prevenir possíveis inflamações, desintoxicando o corpo e limpando o organismo.

10. Melhora o humor

       Ao transmitir a sensação de limpeza do organismo, ao ajudar a diminuir sintomas de depressão, e tudo o mais que referimos ao longo destas 9 alíneas, vamos estar mais animados, ou não?
       Ainda assim, fazemos questão de referir que tudo o que é feito em demasia não é benéfico, pelo que gostaríamos de alertar para o facto de poderem existir mais um par de razões para não beberem água com limão todos os dias. Façam-no durante uma semana, de tempos a tempos. Só poderão ver benefícios nisso. Ah! E são só umas gotas, por favor não despejem o limão inteiro…