19 Usos do vinagre na limpeza

       Cada um de nós usa diferentes produtos de limpeza da marca x ou y. No entanto, uns provocam alergia, outros não são eficazes, outros há ainda que podem ser prejudiciais à saúde dos nossos amigos de quatro patas. Além disso, quase todos são muito poluentes e ainda caríssimos. Neste sentido, temos então uma dica ecológica para facilitar a limpeza da casa, de forma ecológica: Usa vinagre. Geralmente sai bem mais barato do que adquirir diferentes produtos para cada uma das tarefas domésticas. Assim, recomendamos que leias o artigo e vais descobrir que existem: 19 usos do vinagre na limpeza!

19 Usos do vinagre na limpeza

19 Usos do vinagre na limpeza

1. ACABA COM O MAU ODOR:

       Uma pequena taça com vinagre fechado na área afectada, por uma noite, faz com que o amanhecer seja com um odor diferente. Neste sentido, é certo que pode cheirar a vinagre, mas esse já será um cheiro passageiro, ao contrário do que já lá estava. Quanto maior o diâmetro da taça, melhor. Seguindo este pensamento, podes meter em caso de armário com mau odor, de uma divisão que esteve demasiado tempo fechada e ganhou cheiros, etc.

2. EXTERMINA MESMO COM OS ODORES INTENSOS:

       O cheiro a queimado por exemplo é muito difícil de ultrapassar, mas é muito fácil de o adquirir com um pequeno lapso ao fritar um bife… Se uma visita, ou mesmo a sogra, estiver a chegar, basta ferver água com vinagre que passa, sem tormentos.

3. RETIRA O MAU ODOR DOS CANOS:

       Colocar uma chávena de vinagre puro no ralo. Um dos 19 usos do vinagre na limpeza. Facilmente te livras disto!

4. REMOVE MANCHAS DE TAPETES E COLCHÕES:

       Aquele pré-ataque cardíaco de quando se deixa cair comida no tapete e se cria uma mancha, pode deixar de existir. Em primeiro lugar, basta que se seque a área manchada e use a receita #1 composta por 50% água e 50% vinagre. Entretanto, deixa-se actuar por cerca de 2 minutos e passa-se um pano húmido. Se for necessário há que repetir o processo até que a mancha deixe de existir por completo. [As excepções a esta regra são manchas de tinta, sangue, ovo ou de gelado].

5. TIRA NÓDOAS DIFÍCEIS:

       Usa a receita #2 composta por 1 colher (chá) de vinagre, 1 colher (chá) de detergente e uma chávena de água morna. Entretanto deixa-se actuar por dois minutos e passa-se um pano húmido, repetindo-se o processo se necessário. Assim, remove-se manchas de café, chocolate, ketchup ou coca-cola, por exemplo. Contudo, é importante não esquecer que existem excepções, tais como as manchas de tinta, sangue, ovo ou gelado. Outro dos 19 usos do vinagre na limpeza.

19 Usos do vinagre na limpeza

6. LIMPA JANELAS:

       Quem não gosta de ver as janelas brilhantes?! A dica é usar uma mistura de 50% água, com 50% de vinagre. Neste sentido, há que colocar o preparado num borrifador, borrifar as janelas e secar com uma folha de jornal ou um pano próprio para o efeito.

7. TIRA MARCAS DE FITA-COLA:

       Quem nunca colou algo com fita-cola na parede que atire a primeira pedra. Ninguém se esquece do sofrimento e das horas de tormento que advêm ao retirar todas as marcas desse feito. Mas isso agora acabou! Era antes. Agora vamos todos saber que basta aplicar vinagre puro em cima da área afectada e deixar agir por cerca de 10 minutos.

8. SERVE PARA POLIR PRATA, BRONZE OU COBRE:

       Para tal, basta usar a receita #3 misturando 1 colher (chá) de sal; 1 chávena de vinagre e 1/4 de chávena de farinha de trigo (ou até formar uma pasta). A seguir aplica-se a mistura no metal e deixa-se actuar por cerca de 15 minutos. Depois disso basta enxaguar e passar um pano para polir.

9. LAVA O CHÃO:

       Esta é a técnica que usamos há mais tempo e que pode ser usada em quase todos os tipos de pisos, desde que não sejam encerados ou de pedra. Basta aplicar a receita #5, onde por cada 5 litros de água se junta uma chávena de vinagre. Depois disso o chão vai ficar mais brilhante.

10. DESENTOPE CANOS:

       Nós temos muita facilidade em entupir a pia de lavar louça, pelo que tivemos que aprender diferentes formas de a desentupir. Basta então colocar bicarbonato de sódio no ralo, colocando vinagre por cima. Desta forma esta mistura irá criar dióxido de carbono e água, aumentando a pressão no cano e retirando parte do material de entupimento, qual efeito “vulcão”.

19 Usos do vinagre na limpeza

11. RETIRA MANCHAS DAS LOUÇAS SANITÁRIAS:

       Que não haja manchas amarelas nas sanitas, Ámen. Neste sentido, para combater esse mal basta borrifar vinagre puro sobre essas mesmas manchas e deixar actuar por cerca de 10 minutos. Vai parecer magia a facilidade com que as vão retirar… Este mesmo truque pode ser usado nas pias de lavar as mãos ou mesmo na banheira.

12. AFASTA INSECTOS:

       Acabam-se assim com as formigas a passear pelo chão ou os pequenos insectos no ar. Basta usar um spray de vinagre puro em qualquer lugar em que apareçam (exceptuando em casos de mármore, granito ou madeiras (especialmente com cera)).

13. RETIRA MAU CHEIRO DAS MÃOS:

       Para nós a fórmula mais fácil de retirar o mau cheiro das mãos, como por exemplo quando cortamos alho, cebola ou arranjamos peixe, é usando uma espécie de “sabonete” feito de metal. Corta de imediato o cheiro. No entanto, também se pode usar vinagre ao lavar as mãos para o mesmo efeito.

14. LIMPA TÁBUAS DE CORTE DE MADEIRA:

       Tábuas ou colheres de pau limpam-se mais facilmente usando vinagre puro na lavagem. Este é outro dos 19 usos do vinagre na limpeza que usamos muito cá em casa.

15. RETIRA MAU CHEIRO DAS TUPPERWARES:

       Já não precisam de deitar para o lixo aqueles tupperwares que absorvem o cheiro depois de terem estado demasiado tempo fechados no esquecimento do frigorífico. Basta fechar o tupperaware com vinagre lá dentro e depois proceder à lavagem normal.

19 Usos do vinagre na limpeza

16. SERVE PARA LIMPEZA DE ELECTRODOMÉSTICOS:

       O uso do vinagre auxilia na limpeza de microondas, frigorífico, fogão, forno e outros objectos metálicos da cozinha, que geralmente até são de limpeza difícil. Para tal, nós costumamos usar a receita #4, uma mistura com 2 colheres de sumo de limão, 3 de vinagre e 1 chávena de água, usando só assim ou aquecendo (por exemplo: levar ao microondas de 30 seg a 1 minuto e depois passar um pano limpo). Podem só usar vinagre, mas é ainda mais eficaz com a mistura de sumo de limão.

17. BRANQUEAR ROUPAS:

       O “branco mais branco não há” é o que se pretende, mas preferencialmente sem muito trabalho. Assim, basta adicionar vinagre ao amaciador, na altura de enxaguar. Não há motivo para preocupação, porque não deixa cheiro. Podem avançar!

18. SERVE DE AMACIADOR DE ROUPA:

       Não se preocupem que não vai cheirar a tempero de salada! Basta usar 100 ml de vinagre para cada 5 quilos de roupa, e ainda podem usar um óleo do cheiro que preferirem.

19. LIMPA BEM OS ACESSÓRIOS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO:

       É um produto de limpeza muito eficaz que não prejudica a saúde dos nossos amigos de quatro patas, pelo que o podem usar para lavar as suas camas ou os seus lugares preferidos de poiso, bem como na lavagem dos brinquedos, bebedouros e comedouros. Neste contexto, o vinagre higieniza, desengordura e não há risco de alergia.

 

ONDE NÃO USAR VINAGRE NUNCA!!!

  • Não usar em nenhum tipo de granito, mármore e outro tipo de pedras.

  • Nunca aplicar vinagre em madeira maciça ou superfícies enceradas (a menos que queiras remover a cera antiga para aplicar nova). Assim, na dúvida mais vale aplicar num pequeno pedaço antes de continuar a usar o produto na limpeza.

  • Não usar em electrodomésticos electrónicos, a menos que sejam os especificamente mencionados anteriormente, por isso nunca usar em ferros de engomar, por exemplo!

  • Não aplicar em nódoas difíceis como as de manchas de tinta, de gelado, de ovo ou de sangue.

 

RECEITAS COM VINAGRE PARA LIMPAR
e assim ter 19 Usos do vinagre na limpeza:

#1 Mistura com vinagre para limpeza universal.

  • 1 parte de água (metade de qualquer volume escolhido);
  • 1 parte de vinagre (metade de qualquer volume escolhido).

#2 Composição de vinagre para manchas difíceis.

  • 1 colher (chá) de vinagre;
  • 1 chávena de água morna;
  • 1 colher (chá) de detergente.

#3 Pasta com vinagre para polir metais.

  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 chávena de vinagre;
  • 1/4 de chávena de farinha de trigo (ou adicionar até formar uma pasta).

#4 Mistura para lavagem de microondas.

  • 2 colheres (sopa) de sumo de limão;
  • 3 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1 chávena de água (que pode ser usado quente para obter um efeito melhor).
#5 Solução com vinagre para pisos (não encerados).
  • 1 chávena de vinagre;
  • 5 litros de água.

 

       Por fim, resta saber se é só o vinagre de limpeza que funciona, ou se serve qualquer tipo de vinagre. Neste sentido, a resposta é que serve qualquer tipo de vinagre, mas o de limpeza é mais adequado e sente-se menos o seu cheiro característico. No entanto, tenham sempre cuidado que o recipiente que usam para colocar o vinagre deve ser de qualquer material que não o de pedra ou metal.

       Deixem-nos as vossas sugestões ou dúvidas nos comentários que tentaremos responder com a maior brevidade possível.

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook, bem como no instagram.
Não te esqueças também de o partilhar com quem quiseres e/ou comentar com a tua opinião.
Recomendamos ainda que leias os seguintes artigos:
Etiquetas: