Esta é uma bomba calórica, admitimos. Mas a verdade é que nós gostamos é disto, por muitas voltas que a vida dê, o nosso paladar pede sempre isto: doce mais doce. Não um doce qualquer. Aquele doce perfeito que nos faz crescer água na boca só de relembrar uma memória distante. Foi assim que pensámos quando escolhemos esta receita. Íamos ao piquenique da Graziela, que havemos de revelar em pormenor em breve e queríamos surpreender. Então o escolhido foi um bolo de oreo com cobertura de doce de leite. A massa era tanta que decidimos fazer também muffins.
Dose para bolo & seis muffins

Ingredientes:

  • 4 pacotes de oreo;
  • 4 ovos;
  • 2 chávenas de chá de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 1 chávena de chá de leite;
  • 3 chávenas de chá de farinha;
  • 1 colher de chá de fermento.
Modo de preparação:
         Começamos por partir em pedaços as bolachas de oreo, reservando. A seguir, separamos as claras das gemas e batemos as claras em castelo, que devem ser depois guardadas no frigorífico. Noutro tupperware batemos com a batedeira a margarina, o açúcar e as gemas, até dissolver bem a margarina. Mistura-se também o leite e, aos poucos, juntamos a farinha que deve ser peneirada. Bate-se tudo muito bem, por cerca de 2 minutos. De seguida envolvemos as claras em castelo com o preparado, juntando também o fermento. Quando estiver tudo muito bem mexido, juntam-se os pedaços de oreo e envolve-se novamente. Depois colocamos o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, levando ao forno que deve ser pré-aquecido a 200ºC. Em 30 minutos a receita está pronta a servir, no caso do bolo. Os muffins demoram cerca de 20minutos.
Para a cobertura:

Ingredientes: 

  • 1 lata de leite condensado;
  • Meia chávena de sopa de leite;
  • 1 colher de chá de margarina;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó.

 

Modo de Preparação:
         Numa frigideira anti-aderente colocamos o leite condensado, com a margarina, mexendo sempre. Juntamos o leite ao preparado e as colheres de chocolate em pó. Vamos mexendo até que o preparado engrosse. Quando estiver pronto, e o bolo/ os muffins cozidos, colocar delicadamente por cima, barrando a cobertura como desejado.
         Ainda hoje nos rimos quando nos lembramos de algo que se passou no piquenique. A par do bolo de aniversário e de algumas sobremesas, a maioria parecia ser comida mais fit. Ninguém parecia ligar ao bolo, com pepitas pretas (já que o levámos em fatias já cortadas para ser mais fácil o seu transporte). Quando notámos, alguém tinha pegado numa fatia e falava uma dupla a analisar: “a cobertura tem muito bom aspecto, o que será? Parece sementes de papoila que tem por dentro”. Eu (Ela) resolvi intervir e explicar que era um bolo de oreo com cobertura de doce de leite. Tudo menos fit. Quando vimos o ar de choque com a fatia na boca… Foi de rir! Mas como não tínhamos confiança alguma e acabávamos de as conhecer foi também constrangedor. Mas rimos. Ficou a piada entre nós os dois, e agora se as protagonistas lerem isto nós é que ficamos envergonhados. Esperamos que se riam também. Ficámos mais animados quando um dos presentes disse que tinha adorado o sabor e queria lá saber das calorias. Isto sim, chegou-nos ao coração rapidamente. É dos nossos! ahah

 

E vocês, o que acham? Gostam de doces em bombas calóricas ou preocupam-se mesmo com a linha a tempo inteiro?