Já tínhamos partilhado convosco a receita de bifanas de cebolada (aqui), para quem come carne. Como sabem, eu (Telma) abdiquei de comer carne.Aliás, mesmo o peixe o procuro evitar. São escolhas que as pessoas fazem e eu gosto demasiado de animais para concordar aceitar comê-los. Quem sabe um dia não deixe de também comer peixe, mas isso serão outros quinhentos… Vamos então à partilha da receita?

Ingredientes para 2 pessoas:

  • meia embalagem de seitan (marca Veg In);
  • 5 dentes de alho;
  • meio copo de vinho branco;
  • 2 cebolas;
  • 1 tomate grande;
  • molhe de salsa;
  • temperos a gosto;
  • pitada de azeite.
Modo de Preparação:
       Começa-se pelo refogado, com 2 dentes de alho e as cebolas laminados, a fritar em azeite. Quando alourar, juntamos o tomate partido em pedaços e adicionamos o vinho branco, para que ferva e perca o álcool. A seguir juntamos os bifes de seitan (que devem ser partidos em lascas, temperados com especiarias a gosto, vinho branco e alho laminado). Se acharem necessário engrossar o molho podem colocar molho de tomate. Caso não achem necessário junta-se somente a salsa picada, para dar gosto. Quando os bifes estiverem macios e alourados, estão prontos a servir.

 

 Dicas & Sugestões:

  • Já experimentei seitan de várias marcas. Já o experimentei em vários sítios. É por ele não ser bem feito ou de qualidade que algumas pessoas experimentam e dizem que os vegetarianos só comem plástico. Percebo-o perfeitamente. A primeira vez que tentei ser vegetariana, com uns 15 anos, estava eu a comer seitan frito, sem saber temperar, ou cozinhar, enquanto ao meu lado comiam belos nacos de carne em churrasco. Foi assim que pensei não conseguir ser vegetariana. Afinal, só não sabia cozinhar! Não comprem a marca Cem Porcento que é, geralmente, a mais conhecida. Aliás, não comprem nada dessa marca, quando poderem comprar a marca Veg In. Já comprei diversos artigos e gosto sempre muito! Conheçam a marca aqui. Podem encontrá-la tanto no LIDL, como no jumbo ou Aldi, por exemplo.
  • O truque para cozinhar seitan é deixá-lo temperado antecipadamente, com cerca de 24h de antecedência. No caso temperei com 1/4 de copo de vinho branco, 3 dentes de alho laminados, sal e uma pitada de pimenta preta.
        Posso dizer-vos que não deixei de comer carne por não gostar. Antes pelo contrário. Gosto muito de comer e comer boa comida. Podem confiar quando vos digo que ao comer isto não estão a comer plástico, mas comida caseira, boa e com um sabor mesmo muito bom. Tem simplesmente uma textura que nos é estranha, por não haver esse hábito. De resto, é como qualquer outra receita portuguesa. Experimentem que vão ver que vão gostar!

 

Caso sejam reticentes a receitas vegetarianas, e, à antiga, como eu (Pedro), que embirro com este tipo de comida, então recorram à nossa receita para bifanas de cebolada aqui.