Desta vez a publicação é só escrita por mim (Ela) que por cá é quem tem uns quilos a mais. É que o Ele cá do sítio pode comer tudo e mais alguma coisa que a linha mantém-se a 200%, mas eu… Eu acho que até um copo de água me engorda! Bom, contando a verdade, o facto é que eu só gosto de receitas apetitosas e sou viciada em doces. Tudo o que é chocolate é a minha perdição. E as gomas. E as sobremesas. E pipocas?! Sou louca por pipocas, principalmente das do cinema. Pronto, já deu para perceber a ideia, não é? Então, já que é “ano novo, vida nova” decidi ir a uma nutricionista aprender a comer. Sim, leram bem. Aprender a comer, porque eu só fazia uma refeição completa por dia, ao jantar. Tudo o resto eram asneiras… Mas o que conta é que agora tudo muda e que vocês, que não se sentem tão bem quanto deviam, podem mudar comigo, embarcando nesta dieta comigo. Aceitam?
       É sempre melhor começar uma dieta com companhia, pois uns puxam por outros e lançam desafios que ajudam a que tudo se supere melhor. Por isso volto a desafiar: Há alguém por aí decidido/a a embarcar nesta aventura comigo? ‘Bora lá que isto é muito simples (pelo menos por agora!).
       O combinado com a nutricionista foi comer de 2 em 2 horas ou 3 em 3 horas, mas não passar disso. Isto é a regra principal. Isto, obviamente, incluir não saltar as refeições mais importantes do dia, como o pequeno-almoço, almoço e jantar. [Admito que esta é a parte mais difícil para mim]. Como eu tenho um horário de trabalho que não é o da maioria das pessoas, acordando mais tarde, e sendo mais de ficar acordada à noite, o meu horário alimentar foi alterado para tal, mas não se coíbam de alterar para os vossos horários. Aliás, devem fazê-lo.
Pequeno-Almoço: 1 pão de mistura (quando se fala em mistura deve ser uma mistura de trigo + centeio) ou pão “escuro” com fiambre de frango/ perú ou queijo (1 fatia) ou 1 noz de manteiga + 1 chávena de chá.
Almoço: Poderá ser um prato de refeição ou sopa de legumes.
  • No prato de refeição devemos ter preenchido metade com os legumes/ salada. Na outra metade devemos dividir novamente ao meio para uma parte ser composta por carnes magras; ou peixe; ou ovo; ou soja; ou tofu; ou seitan. A parte que falta deve ser composta por 3 colheres de sopa de arroz, massa ou leguminosas*.
    *Por leguminosas entenda-se feijão; grão; ervilhas; milho; lentilhas; favas.
    ** A confecção da comida devem ser grelhados, cozidos, assados sem molho, estufados sem refugados ou saltear.
    *** Os temperos devem ser compostos por azeite virgem extra ou limão ou vinagre e ervas aromáticas, procurando evitar o sal.
  • Quanto à sopa, não deve conter batata, nem cenouras (que por incrível que pareça, aumenta duas vezes mais as suas calorias ao serem cozidas e ainda mais sendo cozidas e trituradas). Ao invés disso podemos substituir as batatas por courgette e as cenouras por abóbora. Para ficarmos completamente saciados/as devemos ainda comer ou um ovo cozido ou uma peça de fruta ou gelatina sem açúcar ou 1 queijo fresco.
1º Lanche: 1 triângulo de queijo “vaca que ri” light ou 1 iogurte magro + 1 bolacha nutrifibra ou 1 tosta integral ou 2 bolachas maria.
2º Lanche: 1 peça de fruta + 2 bolachas ou 1 tosta.
Jantar: Deve contrapor com o que comemos ao almoço. Se comemos sopa, ao jantar optamos por prato de refeição e vice-versa.
Ceia: 1 chávena de chá + 3 nozes + fiambre ou 1 tosta com 1 colher de café de doce sem açúcar.
3º Lanche aka pós ceia: 1 copo de leite magro ou bebida de soja light.
As regras de ouro para esta ser a dieta maravilha:
  • Não estar mais de 3h sem comer.
  • Só pode haver 3 opções de lacticínios por dia.
  • Só podemos comer 2 ovos por semana.
  • Comer 2 peças de fruta ao dia.
  • Devemos beber 1,5l de água por dia. O truque é beber um copo cheio de água antes de cada refeição. Não custa tanto.
  • Beber 1 copo de água morna com limão todas as manhãs.
       Só falta mencionar um aspecto: Quanto às frutas que escolhem, também há indicações para não ultrapassarem as calorias… Poderá ser 1 pêra ou laranja ou ameixa. Se for kiwi pequeno, tangerina ou clementina podem ser 2. Se for papaia 1/2 ou 1/4 de manga. Não poderá ser de lata, mas poderá também ser uma rodela fina de abacaxi ou ananás. Já se preferirem morangos ou uvas é de 6-10.
       Acho que não falta nada… OOOoops!!! Falta o mais importante ahah! É que podem escolher o dia, e o tipo de refeição, uma vez à semana, para ser a refeição da asneira, onde podem comer o que quiserem, para nos motivarmos a continuar.
E então, alguém alinha? Pelo menos no apoio moral? 🙂