Quando começámos a preparar o nosso enxoval para virmos morar juntos, entre tantas coisas necessárias, comprámos uma daquelas frigideiras antigas, com o cesto, para fritar batatas. Usámos uma vez e não achámos muita piada ao facto de não conseguirmos lavar completamente e ficar tudo a pegar. Usámos uma segunda vez e não quisemos usar mais. Ambas as vezes usámos o óleo para fazer batatas fritas para fazer bacalhau com natas. Mas desistimos. Até que algo nos fez mudar de ideias: fritar sem óleo e sem sujidade!
       Havia nos folhetos do LIDL a promoção a uma fritadeira sem óleo, que frita com ar quente. Pesquisámos então todas as fritadeiras de ar quente e descobrimos que havia muitas no mercado português. A maioria com exorbitantes preços. Quando pensámos em comprar a máquina, vimo-nos com alguma urgência em comprá-la. Não havia a do LIDL. Ao analisar, descobrimos a máquina disponível na Rádio Popular, à venda por 49.99€. Decidimos arriscar. Afinal, das poucas coisas que diferenciava esta máquina da mais afamada pelo mundo virtual, que referimos em primeiro lugar, era a cor. Algo que apreciámos. Não gostávamos da ideia de adquirir uma máquina branca que, com o uso, ficaria amarela. Assim, com esta cor precavemos essa situação que nos iria desagradar no futuro.
       Esta fritadeira com tem a potência de 1350W, tem capacidade para levar 2,6 litros. É uma cuba amovível e anti-aderente que permite cozinhar sem óleo, com o ar quente, ou com uma ou duas colheres de azeite/ óleo. A par de servir para cozinhar batatas fritas, serve para muitas outras receitas, até porque inclui um tabuleiro para pizza e uma forma para bolos, a par do cesto para fritos. As ideias já são muitas para usar a máquina que achamos ter sido das melhores compras dos últimos tempos!

 

       A forma de a usar é muito prática. Cada tipo de cozinhado tem um tempo de feitura diferente e está tudo descrito no livro de instruções. Uma porção de 100/200gr demora cerca de 10 minutos a fazer, por exemplo. Depois de as colocarmos no cesto, basta que giremos primeiro o botão que dita a temperatura, que pode ir até aos 200º, e em segundo lugar, girar o botão que dita o tempo em que a máquina estará a trabalhar, indo até aos 30minutos.
        E para os mais reticentes nestas máquina inovadoras, esta máquina não vai assar as batatas fritas. É mesmo uma máquina que frita a ar quente, sem óleo. No final, vão poder saborear as sedutoras batatas, sem o deselegante sabor a óleo. Não há nada mais perfeito!!

 

E vocês, já experimentaram esta máquina?