Há várias marcas de ginja de Óbidos, mas sabiam que só existe uma que é 100% produzida em Óbidos? A Ginja Mariquinhas é a única ginja certificada pelo IGP (Instituto Geográfico Português), pois produz nos seus 22 hectares ginja que posteriormente usa para produção do respectivo licor. Eu (Telma) trabalho para a marca e ainda que esta publicação não seja patrocinada, eu tenho o maior orgulho em mostrar um produto que é efectivamente português. Esta é a verdadeira ginja 100% de Óbidos!

A verdadeira ginja 100% de Óbidos

A verdadeira ginja 100% de Óbidos

       Pensemos então que a produção deste tipo de fruto requer muitas horas de frio e que, em Portugal, nesta área, há cerca de 300 horas anuais de temperaturas negativas que vão permitir essa produção. Acham mesmo que todas as ginjas ditas de Óbidos são então verdadeiramente produzidas na região?! Pois é, devia haver legislação que protegesse a ginja em Óbidos, mas não existe pelo que é possível que se compre ginja para produção do licor português, mesmo fora do país. Actualmente esta é a única marca de sustento próprio para a venda deste produto tão caracteristicamente português.

A verdadeira ginja 100% de Óbidos

       Actualmente a marca é do produtor Bernardo Cavalheiro, mas esta é uma empresa familiar que vem já do seu bisavô (Abílio Ferreira de Carvalho, que continua a ser homenageado), mantendo-se sempre dentro da família. É muito interessante ouvir a história por detrás da marca Mariquinhas que já conta com 70 anos de comércio. Ainda está aberta e activa a taberna e mercearia que viu nascer este licor, sendo que, na época era feito o licor que se colocava nas diferentes garrafas que iam ficando disponíveis, com rótulos feitos pela avó do actual produtor. Algumas dessas garrafas ainda podem ser vistas na taberna da ginja do Sanguinhal, a marca por detrás do conhecido nome é a LicÓbidos.

A verdadeira ginja 100% de Óbidos

       A ginja pode ser bebida à temperatura ambiente, fresca, numa mistura dos mais variados cocktails e outros usos. É uma das bebidas mais famosas do nosso país. Há ginja típica de vários pontos do país, mas a verdadeira ginja tem um sabor completamente diferente e deve ser divulgada de forma justa. A ginja Mariquinhas é a verdadeira ginja 100% de Óbidos, 100% portuguesa.

A verdadeira ginja 100% de Óbidos

       A que mais gosto é a orginal, mas a marca tem cerca de 60 referências, que começam nos diferentes formatos de garrafas, mas que também incluem trufas de ginjinha, licor de ginja com chocolate e o meu segundo preferido: ginja com chocolate e piripiri. Sente-se o sabor da ginja, com um travo de chocolate e no final leves notas de picante de forma suave. Adoro! Também recomendo que provem as trufas de ginja que podem encontrar à venda na fábrica ou no El Corte Inglés. Esta ginja está à venda em qualquer supermercado e encontram-na à venda em copos de chocolate ou copos tradicionais na maioria das festividades em que haja as típicas barraquinhas comerciais em quase todo o tipo de eventos comerciais portugueses. Experimentem, porque vão ver que faz toda a diferença provar o sabor de uma verdadeira ginja!

 

_______

Ginja Mariquinhas

Zona Industrial Talhos Novos [Ver Mapa]
Rua Sol Nascente, Fração A e B, Lote 6,
Ponte Seca, 2510 – 701 Gaeiras, Óbidos

 

262 601 544   |   [email protected]   |   Facebook   |   Instagram

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
E claro, caso queiras ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Recomendamos que leias também:
Etiquetas:,