Hoje decidimos abordar um tema bastante polémico que deixa muitas pessoas com dúvidas quanto aos seus limites. Afinal, o que podemos nós trazer de um hotel, depois de lá termos ficado hospedados? Nós vamos tentar responder o melhor possível a esta questão, informando ainda sobre o que muitas vezes pessoas costumam trazer de um hotel e não devem! Claro que há quem seja da opinião que não se deve trazer nada… Em contrapartida há pessoas que também parecem crer que, como pagaram a estadia, isso lhes dá direito a trazer tudo o que lhes apetecer… O que nós dizemos é: nem oito, nem oitenta, como diz o ditado!

       Uma coisa é aquilo que os hotéis frequentemente oferecem para que promovam o dito hotel em que estiveram, como as ofertas das canetas ou pequenos blocos. Outra coisa é acharem que podem trazer as toalhas ou o roupão do banho que eles disponibilizam para uso local. Podem mesmo ficar incrédulos com a quantidade de coisas que algumas pessoas conseguem trazer de um hotel. Nós ficámos, quando procurámos fazer uma lista das coisas que se podem e das que não se podem trazer.
Podemos trazer:
Créditos de Imagem: Aqui.
  • Amenities (as miniaturas de gel de banho, champô, sabão ou condicionador). Quando o hotel disponibiliza este tipo de miniaturas de casa-de-banho já espera que as pessoas as usem ou que levem para casa. Já é demasiado trazer quatro ou cinco vezes as miniaturas por termos lá estamos quatro ou cinco noites… Mas isso parte de casa um. O facto é que também poderíamos tê-las usado e é algo que o hotel oferece. Se usarmos somente metade não convém que o hotel aproveite as metades, não é?! Então não lhes faz grande diferença se as trouxermos. Mas claro que tudo pensado com peso e medida.
  • Outros utensílios descartáveis de higiene pessoal. Quando nos estamos a referir a isto não pensamos num roupão. Estamos a referir-nos a escovas de dentes descartáveis, a kits de costura, a gilettes descartáveis ou toucas de banho e/ou esponjas descartáveis. Não convém que várias pessoas usem a mesma, por isso trata-se de coisas que o hotel já está à espera que as pessoas usem. Até acabam por promover o hotel andarmos com os seus kits de costura dentro das nossas malas, acabamos por usar e mostrar às amigas, ou não meninas? Pois é, então não faz diferença trazermos.
Créditos da Imagem: Aqui.
  • Pequenos objectos de escritório. Quem é que não tem ou teve um bloco de notas, envelopes ou a típica caneta que trouxe de um hotel? E é mesmo para isso que eles lá estão, mais uma vez, são artigos que servem para promover o hotel.
  • Ofertas gustativas. Neste ponto há que ter certeza de que se trata de uma oferta e não de algo pago. Há muitos hotéis que oferecem chocolates, mas também há muitos outros que colocam à disposição bebidas alcoólicas que depois são descontadas da vossa compra.
  • Folhetos informativos. Da mesma forma que os materiais de escritório costumam ter o logotipo para promover o hotel, alguns também disponibilizam guias de visitas turísticas e mapas da cidade onde te encontras.
Não podemos trazer:
Créditos de Imagem: Aqui.
  • Roupões, toalhas de banho, lençóis, almofadas ou cobertores. Não são artigos descartáveis, são artigos laváveis que podem perfeitamente ser usados por outros clientes. O número destes artigos roubado é ao nível dos milhares, por isso é muito mais frequente do que muitos podem pensar.
  • Objectos electrónicos. Não é por caber dentro da mala que podemos trazer o comando de televisão, lâmpadas, secadores de cabelo ou pilhas. São objectos do hotel. Não são objectos para trazer para casa. Acreditam que há quem traga edredons?! Televisões?! Há gente para tudo…
       Esta última lista poderia ser muito extensa, mas preferimos resumir. Afinal, o que convém saber é o que podemos trazer, não é? Resta-nos então somente referir, para os mais “ousados”, digamos assim, que se decidirem trazer algo que conte na última lista, então podem sofrer penalizações. Cada vez mais os hotéis procuram ressalvar-se deste tipo de ocasiões. Se uns procuram vender alguns dos objectos que usam no seu hotel (porque até pode ser engraçado ter em casa toalhas de um hotel que tenhamos adorado ir); outros hotéis optam por descontar do cartão de pagamento todos os objectos roubados.

Nós admitimos que trazemos objectos dos hotéis a que vamos… Mas estamos a referir-nos a canetas, principalmente. No entanto, conhecemos pessoas que trazem alguns dos objectos ditos “proibidos”.

Vocês costumam trazer algo de recordação dos hotéis que frequentam? Se sim, o quê?