Dizem que a terceira semana de quarentena é a altura que mais custa. Os humores mudam radicalmente, a paciência já falha há dias e a irritabilidade está em níveis nunca antes vistos. Neste sentido, é nesta fase que se começa a converter muitas relações em taxa de divórcios, que se estima muito mais elevada no final da quarentena, como nos provam os estudos feitos na China. Assim, para prevenir que isso aconteça, bem como para manter a vossa sanidade mental e a vossa parceria enquanto casal, vamos dar-vos algumas dicas. Facultamos 10 segredos de casais felizes, que vais querer saber!

10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

       Dizem-nos que somos um casal à antiga e que já não se fazem mais casais como nós. Perguntam-nos como conseguimos estar sempre tão bem um com o outro. Hoje partilhamos convosco os nossos segredos para uma relação estável, duradoura e feliz. Não acreditem no mito de que existem relações perfeitas. Os clichés das comédias românticas de Hollywood, ou as típicas histórias da Disney ensinam-nos que existe amor à primeira vista e que existe um felizes para sempre. O que não nos ensinam é que essas histórias são muito resumidas e pretendem inspirar felicidade, pelo que só contam as melhores partes da vida em casal.

       Em suma, o que vocês mais vêem é que somos felizes. O que não vêem é que somos um casal como qualquer outro, que tem as suas divergências e os seus momentos, como qualquer par. A vida é muito mais do que um Nothing Hill ou uma bela adormecida, onde a princesa espera ser salva pelo seu príncipe. No entanto, se por um lado tem o seu lado negativo, por outro a vida real é bem melhor que qualquer ficção. É a ficção que se deve inspirar na realidade e não o oposto. Vamos então à partilha de dicas concretas: 10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

10 SEGREDOS DE CASAIS FELIZES

10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  1. Apoiam-se incondicionalmente.

           Um casal feliz é aquele que se apoia incondicionalmente, sem excepções. Mesmo que não concordemos com o nosso par, devemos estar ao seu lado. Claro que antes devemos compartilhar o nosso ponto de vista, e ambos devem chegar a um consenso. Mas, independentemente disso, se o conjugue quiser avançar na mesma com a sua ideia (e mesmo que saibamos nós que a coisa não vá correr bem) devemos dar o nosso apoio. Afinal, devemos estar lá para o outro no bom e no mau, lembram-se? “Prometo amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte nos separe”.
    O equilíbrio nas decisões de casal é essencial, mas também o é nas decisões individuais, onde deve existir um apoio constante. Só se estivermos bem enquanto indivíduos é que estaremos bem em casal, pelo que procurar por essa felicidade pessoal é um dever também de casal. Apoiar-se um no outro, sempre!

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  2. Elogiam-se em público.

           É frequente que os casais falem da sua relação aos amigos ou meramente naquela conversa banal de café, como se costuma dizer. Infelizmente, é também frequente ouvirmos os erros. Mas um casal feliz não costuma partilhar os aspectos negativos, preferindo dar mais relevância às virtudes [email protected] [email protected] do que aos seus defeitos (ao contrário do que acontece com os casais infelizes!). Por isso parem de partilhar aquela discussão sobre quem foi da última vez passear o cão ou seja o que for. Já escrevemos um artigo sobre as discussões acesas em público que não devem fomentar em ocasião alguma. Mas aqui queremos reforçar que se sabe bem a qualquer pessoa receber um elogio, principalmente em público, se vier da parte da pessoa que amamos sabe melhor.
    Não tenham medo: elogiem-se! Agradeçam a sorte que têm por terem uma pessoa com as características x e y ao vosso lado. Não é bajular! É naturalmente preferir o lado bom. Afinal, é sempre difícil entregarmo-nos totalmente a alguém, mas torna-se mais fácil se soubermos que naquela pessoa os nossos defeitos estão protegidos na segurança das nossas qualidades. Este tinha mesmo que estar na lista dos 10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  3. Não têm medo do toque.

           A linguagem universal dos afectos é o toque. Neste sentido, o tocar [email protected] [email protected] irá aproximar-nos mais da pessoa com quem queremos partilhar a vida. Estamos a referir-nos, por exemplo, a um toque quando um está a passar pelo outro. Nós temos um costume: frequentemente batemos de forma gentil com a testa um no outro, e mesmo que nem estejamos a dar conta do movimento, sabe-nos maravilhosamente bem e faz logo diferença. Como o toque de cabeça dos gatos, numa “turra” ternurenta. É como que uma forma de recarregar baterias. Basicamente o importante é que o outro sinta a nossa presença e não seja indiferente ao toque. Há estudos que comprovam que o toque ajuda na recuperação de doenças (nós, por exemplo, temos o costume de fazer festas para adormecer em dias mais difíceis).

  4. Têm uma vida sexual activa.

           Que nos desculpem as mães, mas temos que abordar este assunto de forma natural, porque é mesmo de extrema importância. Muitas vezes as pessoas procuram convencer-se de que podem ser felizes em casal sem sexo. Mas isto é sinal de que alguma coisa não está bem. Os casais felizes sentem-se satisfeitos e revelam a sua intimidade emocional através da intimidade sexual. Na nossa perspectiva, quanto mais segura uma pessoa se sente numa relação, maior é a probabilidade de se entregar totalmente. O sexo não é o mais importante, mas não nos enganemos que também é muito importante. Por outro lado, devemos também ter uma forte de abertura para falar sobre a falta de vontade sexual, que é normal surgir por cansaço ou preocupações. Isto permite que tenhamos uma total confiança um no outro e, ao mesmo tempo, ajudamo-nos a superar as dificuldades. Assim, só poderemos ser mais felizes em união!

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  5. Reconhecem a importância da comunicação.

           Muito provavelmente este é o passo mais importante para se ser um casal feliz. A comunicação é a peça-chave de qualquer tipo de relação. Deve haver perguntas diárias, como por exemplo “como foi o teu dia?”, eliminando a distância da rotina que se pode facilmente instalar entre o casal, qual muro invisível que vai sendo cada vez maior com o passar do tempo. É também esta frase simples, em modo de exemplo, uma forma de nos certificarmos que do outro lado não existe solidão ou uma certa sensação de desamparo. Ao invés disso, procura-se dar apoio, que, como já referimos, deve ser incondicional.
    A maioria das pessoas queixa-se que não têm tempo, que a rotina os absorve e que não há margem para grandes conversas. Pois fiquem a saber que quem quer arranja tempo e quem não quer arranja uma desculpa. É um dos clichés que representam a realidade. É aqui que se destacam os felizes dos outros: no reconhecimento de que a pessoa que temos ao nosso lado é a nossa prioridade. Devemos então retirar algum tempo do nosso dia para apoiar nos momentos vulneráveis e valorizar os bons feitos do dia. É uma dica essencial na lista dos 10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  6. Lembram-se de que são um casal, mesmo não estando juntos.

           Em regra geral esta questão costuma ser irrelevante no início do namoro, já que as hormonas não nos deixam esquecer aquela pessoa. Com o passar do tempo, a isso segue-se a serenidade e tranquilidade na vida a dois e acabamos por naturalmente ocupar mais a cabeça com as questões de rotina. Entretanto deverá ser também natural lembrar-nos do que acontece na vida da pessoa que amamos, como se o que acontece na vida dela, também fosse acontecer na nossa. Se existe uma reunião importante, vamos querer enviar a mensagem a dar apoio moral; se sabemos que a pessoa acordou doente, ligamos a perguntar se está melhor; etc. Não devemos simplesmente estar na nossa rotina e esquecer-nos de que há uma linha que nos junta e não devemos criar uma outra que nos separe. Um dos segredos de casais felizes é saber que estamos juntos, mesmo quando não estamos.

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  7. Admitem o erro.

           Este, de todos os que apresentamos, é o nosso pior defeito. Saber reconhecer os nossos defeitos é termos uma oportunidade de trabalhar neles. Nós temos uma casmurrice mútua e, portanto, muita dificuldade em admitir que erramos. Ao contrário do que alguns dizem, o preocupante não é discutir. Achamos que discutir é saudável, a menos que seja em público e/ou de forma agressiva, pois quem ama protege e não humilha, nem maltrata.
    Não discutir ou discutir de forma agressiva é igualmente preocupante num casal. Se queremos avançar numa relação, temos que nos expor, que nos partilhar. Não é possível que duas pessoas estejam sempre a concordar a 100% em todas as questões, 24 horas em 7 dias por semana. Portanto o melhor é mesmo concordarmos em discutir q.b., admitirmos os erros quando temos que o fazer, mas não concordar sempre com tudo. O melhor a fazer-se é sabermos reconhecer que existem problemas para os quais encontramos soluções e outro tipo de problemas que devem admitir uma outra gestão consentida pelos dois.
    É aqui que entra em vigor aquela quase lei dos casais que é não irem dormir chateados. Tudo o que houver para resolver tem que ser resolvido até à altura de dormir. Dormirem descansados e aconchegados com a sua felicidade e confiança de casal é algo imperativo!

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  8. Têm cuidado na comunicação.

           O facto de ela ficar histérica quando se tira o saco do caixote do lixo, sem se voltar a pôr outro; ou de ele se chatear por ser sempre ele a levar sempre o lixo à rua, facilmente levam a uma discussão. Este é o nosso exemplo prático. Nisto, existe a tendência de criticar avançando com outras questões e facilmente se atinge uma comunicação venenosa para a relação. Nada disto antevê uma situação positiva e poderá tornar-se num ciclo vicioso. Portanto, o melhor é reconhecer o erro e evoluir. Afinal, custa voltar a meter o saco no caixote do lixo?! Não! Basta colocar-nos no lugar do outro. Umas vezes será mais fácil que outras, mas o importante é que haja uma evolução positiva. Tratemos de abolir o revirar de olhos, os vocábulos menos próprios e que se actue no reconhecimento de que nenhum dos dois esteve bem, quando assim for.

  9. Constroem a sua identidade.

           Há casais que gostam de estar sempre agarrados e outros que preferem guardar os carinhos de beijos e abraços para o seu íntimo. Devem procurar chegar a um acordo e assim construir a sua identidade enquanto casal. Aliás, devem saber que existe um “eu”, um “tu” (na pessoa amada) e um “nós” que deve estar intrínseco numa só pessoa (em cada um de nós!). Este é um passo muito importante entre os segredos de casais felizes, para não cairmos no erro de nos atropelarmos enquanto seres individuais.

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

  10. Não tomam a relação por garantida.

           No dia-a-dia é fácil cair no erro de negligenciar a pessoa amada. A tranquilidade que advém da relação estável construída pode fazer-nos esquecer que nunca vamos poder ter aquela pessoa garantida na nossa vida. Ao invés disso devemos estimular o amor e seduzir sempre o conjugue que deve estar feliz consigo, bem como feliz na relação para que não venha a procurar esse sentimento no exterior. Os momentos a dois têm mesmo de existir, em detrimento de estar cada um numa divisão da casa diferente. Nesta fase de quarentena que vivemos deve haver espaço pessoal, mas também de casal. E vestir-nos porque um pijama, por mais bonito que seja, não seduz ninguém… Portanto é essencial entre a lista dos 10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

    10 Segredos de casais felizes, que vais querer saber!

       Estes são os nossos 10 conselhos para que possam ultrapassar esta quarentena e continuar a ser um casal feliz, sem entrarem na taxa de divórcios deste país este ano ou já no próximo. Podem chamar-nos velhos, mas a nós ensinaram-nos que se um brinquedo se estraga, o devemos arranjar e não trocar de imediato para outro. Nós levamos a missão a sério de sermos felizes como casal até velhinhos. Por isso mesmo se tiverem algum segredo para acrescentar à lista, não hesitem em revelar-nos… Até lá, estes são os 10 segredos mais valiosos de casais felizes!

 

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook, bem como no instagram.
Partilha também com quem quiseres e/ou comenta este artigo.
Recomendamos que também leias: