Há todo um protocolo das boas maneiras em casamentos. Há toda uma panóplia de diversas regras de etiqueta que devem ser seguidas por noivos e respectivos convidados num evento de matrimónio. Se são como nós e desconheciam por completo a maioria destas questões, então não podem deixar de ler este artigo onde vos explicamos toda uma pesquisa sobre a temática.
       Quando convidados para um casamento é complicado para a maioria decidir que tipo de vestuário usar, como agir de forma geral, pois afinal queremos fazer de tudo para que não haja erros no dia mais importante na vida dos noivos. Assim, deixamos algumas dicas para o antes e o durante de uma cerimónia matrimonial.

Regras de etiqueta protocolares de um casamento

  • Não vestir branco. Não se vai de branco a um casamento a menos que se seja a noiva ou o noivo, por motivos óbvios. Isto nem deve ser questão, a nosso ver…
  • Não usar decotes de grande amplitude. Uma coisa é ir-se a uma discoteca, à praia, outra coisa é ir-se a um casamento ou baptizado. Devemos ter algum cuidado na indumentária escolhida, especialmente se for um casamento conservador.
  • Desligar o telemóvel. Mesmo que esteja em silêncio será demasiado difícil não nos sentirmos desconcentrados com o vibrar do telemóvel, o que fará com que desviemos a nossa atenção da cerimónia. O melhor será mesmo desligá-lo.
  • Respeitar os lugares. Há casamentos em que os noivos marcam os lugares para a cerimónia e tantos outros que não o fazem. Independentemente disso devem considerar que os primeiros bancos são reservados para os padrinhos e familiares mais próximos, nomeadamente pais, irmãos e/ou padrasto/madrasta, por exemplo.
  • Cumprir horários. Se antigamente era regra geral que a noiva chegasse atrasada, actualmente já começa a não ser bem-visto, principalmente se exceder os 15 minutos de atraso. Todos devem chegar a horas, incluindo a noiva… Afinal, ninguém gosta de esperar!
protocolo de etiqueta para convidados e noivos num casamento + blogue português de casal + ela e ele + ele e ela + pedro e telma + blogue pessoal + casamento + matrimónio
  • Acompanhar o missal, em casamentos religiosos. Os convidados não devem focar as suas atenções em tirar fotografias durante a cerimónia, muito menos usando flash ou som. Não fiquem também no bar mais próximo. Se foram convidados é porque a vossa presença é importante, por isso aproveitem o momento mais importante da vida dos noivos estando a ouvir e a acompanhar o missal.
  • Preparar-se para receber os noivos à saída. Quer seja à saída da igreja, quer seja ao sair do local da cerimónia civil é de etiqueta receber os recém-noivos com as pétalas de rosas (significa sensibilidade e respeito), o arroz (significa felicidade e prosperidade) ou o que quer que os noivos tenham preparado para o efeito.
  • Sigam as instruções para os lugares onde se devem sentar, facultadas pelos noivos no local de copo de água.
  • Colaborar com a festa. Sempre que anunciarem a entrada dos noivos, a primeira dança, o corte do bolo ou outro momento importante não conversem e prestem atenção ao momento, já que foi para isso que foram convidados a marcar presença.
  • Não falar mal do casamento. O que para vocês pode não ser bonito, pode ser o mais belo aos olhos de outros e não podemos gostar todos de amarelo, senão o que seria do azul, certo?! Então respeitem os gostos e vontades do casal que vêem unir-se e aproveitem a festa sem críticas.
  • Não beber até cair. Desmaiar num casamento, absorver as atenções que deveriam ser para os noivos de forma (in)consciente não é de todo o mais adequado… Portanto, cuidado com o bar aberto!
  • Não esperar receber prendas dos convidados. Os noivos não devem esperar receber presentes dos seus convidados. Devem convidar pelo gosto da presença e não por qualquer outro motivo.
protocolo de etiqueta para convidados e noivos num casamento + blogue português de casal + ela e ele + ele e ela + pedro e telma + blogue pessoal + casamento + matrimónio
  • Agradecer a presença. Os noivos devem agradecer a presença de cada convidado que fez o seu esforço para estar presente no casamento, pelo que devem ver esse carinho reconhecido e retribuído.
Este é o dito protocolo dos casamentos. Acham que há algo mais a acrescentar?