Tayybeh é o restaurante sírio lisboeta, que fica em Moscavide. Foi um colega de trabalho que nos recomendou visitar este estabelecimento e, por acharmos tão fora do vulgar, fomos testar assim que pudemos. Como a ansiedade era tal, e somos bem distraídos, até entrámos antes do estabelecimento abrir…

O AMBIENTE

       Este é um restaurante familiar de um casal Sírio que trouxe um pouco da sua capital de Damasco para a capital do nosso país. Tayybeh é o restaurante sírio lisboeta. A decoração é uma mistura do oriental, com um estilo simples, mas confortável e caseiro. Por outro lado, é muito moderno no atendimento. A ementa das entradas é em suporte de papel. São sempre as mesmas hipóteses sugeridas. Cada uma é 3,5€ ou 3 ficam a 7€.  Por outro lado, a ementa dos pratos principais, saladas, bebidas e sobremesas vão sofrendo alterações, pelo que nos é facultado um tablet onde podemos analisar todo o menu do dia, bem como ter as explicações gerais de cada prato. Seleccionamos tudo o que queremos e no final alguém vem à mesa colocar a password que confirma o pedido. Muito original, não é?

A EMENTA

       A ementa é tradicionalmente Síria, e é-nos apresentada pelo próprio dono do estabelecimento que, sendo sírio, nos explica a proveniência dos pratos, qual a sua origem, mas também a sua história. Isso faz toda a diferença quando provamos os sabores tão diferentes ao que estamos habituados a comer em Portugal. A mistura é diferente do comum, mas deliciosa.

       Para entradas provámos hummus de beterraba intitulado Mutabal Shamandar; uma mistura de pimento vermelho, tomate com nozes, romã e azeite, chamado Muhamara; Yalanji que é folhas de videira recheadas com arroz, tomate, salsa, hortelã, azeite e molho de romã. Tudo opções vegan. Mas eu (Pedro) tive que provar uma opção com carne que se chama Musakan, que é um rolinho de frango misturado com cebola, sumac (especiaria síria) e azeite.

       A par disso, o responsável ofereceu-nos Babaghanous, que é beringela fumada com tomate, misturados com nozes, romã e azeite. O fim-de-semana na Síria é sexta e sábado. À quinta-feira servem este prato como forma de mimar o pai que está a trabalhar. As famílias, como a maioria das portuguesas, encontram-se somente ao jantar, e levam as marmitas para comer no trabalho ao almoço. Este é a forma de mimar quem trabalha e é chefe de família. Este pequeno prato, de tudo, foi o que mais gostámos. Talvez por nos terem contado a história…

       O responsável pelo restaurante sírio, explicou-nos ainda que Kenaffeh é um tipo de massa que é servida a pessoas mais abonadas financeiramente e que só se serve na zona de Damasco, a capital do seu país. Eu (Pedro) pedi kenaffeh de carne. A massa é doce, o que eu não estou habituado. No entanto, o sabor da carne com a mistura de amêndoas e romã é muito bom!

       Eu (Telma) comi um prato de lentilhas, grão, salsa, romã e pequenas porções de pão, que tinha ainda farfalle. A massa foi adicionada porque o prato característico da Síria, com os ingredientes típicos, não estava a ser plenamente aceite pelo público português e assim sempre disfarçava. Sinceramente, foi a parte que menos gostei, a da massa. De resto, era uma mistura de sabores que me era estranha, mas gostei bastante.

AS BEBIDAS

       Servem chás, sumos naturais, águas e cervejas. Eu (Telma) bebi sumo natural de amora. Eu (Pedro) pedi água. O que eu não sabia é que este é um dos restaurantes que se tornou parceiro da zomato e da epal. Vendem água da torneira servida em garrafas de vidro que são reutilizáveis. Uma digna medida que é muito amiga do ambiente. Mais restaurantes deviam aderir ao movimento.

AS SOBREMESAS

       Num dos interessantes comentários do gerente, contou-nos também que, ao contrário do que acontece em Portugal, na Síria os iogurtes são salgados e os queijos doces. Isto veio a propósito da sobremesa de knaffeh com queijo doce. Uma delícia que é servida vinda directamente do forno, sabendo ainda melhor as partes mais tostadas. Este prato foi o que eu (Telma) mais gostei, de todos.

       Eu (Pedro) pedi uma sobremesa que se assemelha ao típico arroz doce português, mas que é menos doce. É composta por arroz, leite, mas tem knaffeh por cima, uma flor típica síria e pistachio. Na confecção é ainda usada uma planta chamada Al Outra (Pelargónio Graveolenn) uma planta aromática com muitos benefícios para a saúde.

O SERVIÇO

       O atendimento é bastante simpático. O estabelecimento surgiu com um casal refugiado da Síria, em Portugal, sendo que é o próprio quem ajuda no atendimento às mesas e vai contando a história dos pratos. Isso faz toda a diferença nesta experiência gastronómica, já que nos permite fazer uma viagem de sabores, mas também conhecer um pouco mais da cultura deste país que se distancia tanto da nossa. Tayybeh é o restaurante sírio lisboeta que traz toda uma nova experiência!

       O preço dos pratos é acessível e as doses são muito bem servidas. Nós pedimos cada um a sua dose e trouxemos metade de cada dose para casa. Serviu como jantar e almoço do dia seguinte.

A ACESSIBILIDADE

       O restaurante fica numa zona central, mas não tão central que haja demasiado trânsito. É de fácil acessibilidade e também relativamente fácil de estacionar para quem vai de carro. Também se torna acessível para quem anda de transportes públicos. Não há desculpas para não visitarem este local!

O pior:

       A mistura de sabores é intensa e pode não ser tão fácil de digerir para estômagos sensíveis, mas nada que um simples comprimido não ajude para facilitar a digestão. Eu (Telma) não tive quaisquer problemas, mas eu (Pedro) estranhei um pouco a doçura da massa na mistura com a carne. Enfim, o normal para quem decide provar iguarias completamente distintas do que está habituado.

O melhor:

       As entradas e sobremesas! Vale muito a pena apostar nas entradas para ficarmos a conhecer um pouco de mais pratos. As sobremesas foram dos pratos mais surpreendentes. De qualquer forma, recomendamos vivamente que visitem o local! Nós já combinámos lá voltar!!

Observações:

       O dono do estabelecimento descobriu que estávamos a trabalhar para um artigo do blogue e, aquando do pagamento, decidiu oferecer-nos a refeição. Tal facto em nada altera a nossa opinião, mas como trabalhamos de forma clara, quisemos informar-vos deste facto.

 

_______

Tayybeh

Estrada De Moscavide 62A
Lisboa [Ver mapa]

910 913 667   |   info@tayybeh.com.pt   |   Facebook   |   Instagram

Tayybeh Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.