Quem nunca quis saber como se fazem pastéis de nata?! Nós tínhamos imensa curiosidade, por isso quando fomos convidados pela pastelaria Batalha para ir a um workshop de pastéis de nata não hesitámos em ir. Afinal, se é para comer, ainda para mais, uma das melhores receitas tradicionais e das mais deliciosas do nosso país, é connosco que podem contar!
       À entrada apresentam-nos a recente sala em homenagem a Beatriz Costa, figura tão preciosa que retratam no seu logótipo. Enquanto nos fala da história da pastelaria, o João apresenta-nos outras especialidades preparadas preparadas no local. O João é a 5ª geração de padeiros na sua família. Foi da sua mente que surgiu esta receita de pastéis de nata que ganhou o 3º prémio de Pastel de Nata em Lisboa, em 2018. Foi também ideia sua partilhá-la com quem quisesse aprender, emprestando a sua cozinha e disponibilizando todos os seus conhecimentos para o efeito. É mesmo caso para dizer que este workshop é para todos, independentemente da idade ou da experiência culinária que tenha. O lema da casa é “Desde que gostes de doces, nós gostamos de ti!“.
        Não se deixem enganar pelos vossos pensamentos de quem acha que não são partilhados todos os truques e dicas para que façam em casa os melhores pastéis de nata. Além de facultar a receita a cada um dos presentes no workshop via e-mail, o João ainda partilha as melhores formas de a pôr em prática. Enquanto isso, ainda nos entretém com a sua história de vida, as suas experiências profissionais e curiosidades acerca deste pastel.
        Antes dos pastéis, surgiram as queijadas de nata, sabiam? Sabiam também que um pastel de nata tem 182 calorias? O próprio João não acreditou que este era um dos bolos menos calóricos, por isso fez o teste e confirmou-se a teoria. Descobriu que pode comer dois pastéis, ir e vir da pastelaria ao castelo e assim perder as calorias que ingeriu. Afinal, é menos que um cheeseburger.
       No final somos convidados a comer os pastéis de nata quentes e acabados de fazer, com café, sumo de laranja natural ou uma ginja servida dentro de um copo de chocolate. Estamos em grupo e aproveitamos assim da melhor maneira a experiência de termos cozinhado todos juntos uma receita que promete surpreender… Nós temos mesmo que dizer que passaram a ser os nossos pastéis de nata favoritos!
       Para aprender toda esta receita que é um das mais emblemáticos símbolos culinários do nosso país, só são precisas duas horas, a qualquer dia da semana a combinar previamente, entre as 17h e as 19h, em pequenos grupos que podem ir até 10 pessoas. Por pouco mais de 50€ aprendem a fazer a receita com as vossas próprias mãos, já que o grupo inteiro trabalha em conjunto em cada etapa, sendo fornecidos os ingredientes e equipamentos profissionais para o efeito. No início degustam-se outras iguarias típicas produzidas por este mesmo estabelecimento, e no final podem comer 3 pastéis assim que saem do forno ou levar para casa para partilhar com a família.
 

_______
Pastelaria Batalha
Rua da Horta Seca, nº 1
Lisboa [Ver mapa]

21 401 9117   |   geral@pastelariabatalha.com   |      Site   |   Facebook   |     Instagram   |   Para agendar workshops: airbnb.

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos também a leitura de: